fbpx
Siga-nos nas redes Sociais

Notícias e Prémios

O Nosso Vinho em Portugal

Publicado

em

Ouvimos dizer, e há também quem escreva que numa combinação perfeita o Vinho ajuda no combate à propagação do vírus.

Não sendo a nossa equipa composta por médicos, cientistas e infeciologistas não somos capazes de comprovar que a simbiose perfeita com o vinho ajuda no combate ao vírus, mas somos capazes sim de lhe aconselhar o melhor vinho para estes dias que estamos em casa e que num simples clique entregamos em sua casa. De norte a sul, damos a conhecer as regiões vinhateiras que podemos entregar em sua casa.


Ao longo dos anos a arquitetura das nossas regiões vinhateiras e a sua localização geográfica e a vontade da Natureza têm contribuído para que todos os anos o impacto no gosto do vinho seja grandioso. A influência Atlântica, a humidade e a precipitação influenciam todo um ano vitícola.

Mas apesar de tudo o que nos orgulha e o segredo que partilhamos é que mantemos viva a tradição no cultivo e claro as nossas condições atmosféricas e geográficas que caracterizem num território tão pequeno como Portugal o vinho.

Sabia que nos Açores em apenas três das nove ilhas se cultiva a vinha, (Terceira, Pico e Graciosa), resultado das suas condições climáticas incertas e da geografia do arquipélago o que dificulta o seu cultivo. Mas ainda assim se produz bons vinhos, o famoso vinho mais licoroso.

Na Madeira, onde se produz vinhos leves e com uma taxa de álcool moderada destaca-se o cultivo de castas, como a Sercial Verdelho, Boal, Malvasia e Terrantez a esta produção de qualidade junta-se o clima mais temperado e húmido, os solos mais férteis e a sua geografia.

O Algarve, numa região em que os vinhos procuram uma se afirmar neste mercado tem a seu favor o clima e a sua exposição solar. Nos vinhos do Algarve, os tintos são vinhos encorpados, frutados e aveludados e os brancos e rosés já são vinhos, suaves, delicados e fáceis de gostar e de agradar.

Chegados ao Alentejo, as suas planícies e solos heterogéneos confirmam a riqueza do terroir na principal região vitivinícola do país que nos oferece vinhos bastante equilibrados, ligeira adstringência e encorpado.

De Setúbal, não é só o choco frito que é rei, numa região onde um clima misto manipulado pela proximidade do mar e os solos férteis oferecem uma boa variedade de vinhos. Desde as monocastas à combinação de várias castas os intensos aromas e a personalidade forte destas vinhas destacam-se nesta região.

Na região dos vinhos do Tejo, é a aproximação com o rio Tejo, o clima temperado mediterrâneo protegido pelas serras, aqui nesta região encontra-se condições únicas para o vinho que se traduz em vinhos complexos, com bons aromas e bastante finos e frutados.

Em Lisboa, um clima temperado, com uma amplitude térmica reduzida e alguma humidade conferem vinhos leves e frutados.

É na Beira Interior e Távora-Varosa que encontramos os vinhos espumantes frescos, frutados e elegantes, ideais para refrescar no Verão influenciados pelo clima agreste e aos solos graníticos e xistosos.

A região do Dão dá-nos vinhos brancos pouco alcoólicos, mas bastante ricos e frutados e tintos com uma boa capacidade de envelhecimento.

Uma das regiões também com grande influência atlântica, com chuvas abundantes e temperaturas médias é a região da Bairrada. Estes fatores geográficos e climáticos originam vinhos leves e elegantes.

Aqui, no Douro, surge o Vinho do Porto, caracterizado como rico, doce e de elevado grau alcoólico e de aromas incomparáveis. Mas não só de Vinho do Porto se bebe o Douro, os vinhos tintos aveludados, ricos em cor e aroma e com grande capacidade de envelhecimento, e os vinhos brancos finos, leves, aromáticos e frescos.

Uma região emergente, Trás-os-Montes, aqui os vinhos tintos e brancos são carregados de cor, frutados e pouco alcoólicos influenciados pelos solos da região.

Por fim, chegamos ao Vinhos Verdes, uma região única e de castas nativas surge o incomparável e conhecido mundialmente o Vinho Verde leve, elegante com forte expressão aromática e gustativa, e notas frutadas e florais.

A completar todas estas regiões e dar mais valor a tudo isto temos a nossas gentes, as nossas histórias e a nossa força de acreditar e lutar.

Deixamos aqui o nosso guia para quando não saber o que comprar, compre Portugal.

Continue Reading

Populares